quarta-feira, 25 de abril de 2018

Você escolhe a duração da dor



Uma das palavras que mais tenho medo quando se trata de esclerose múltipla é a da dependência, esperar na maioria das vezes da boa vontade de alguém para fazer coisas (mesmo que não seja me sinto um fardo), não preciso falar sobre, imagino que ninguém gosta da sensação de limite.
Depender de alguém, de uma notícia, do resultado de um exame, de uma ligação, da incerteza de poder dar certo, do resultado da aplicação de remédio, da aprovação de um trabalho concretizado, da aprovação de alguém, depender de um futuro incerto é arrepiador.  Deixamo-nos às vezes ficar murchos, sem alegria e forças para reagir. Mas convenhamos o futuro pode até ter os alicerces definidos pelo que planejamos, mas os planos são de Deus e entregar para Ele é única solução.
Permita-se ficar triste apenas algumas horas e tenha a certeza de que coisas melhores virão, a palavra tem poder e o pensamento muito mais.
Outra forma possível de aliviar a sobrecarga é produzir através dela arte. Pode parecer irônico, mas é possível! A inesquecível Frida Kahlo foi um exemplo disso, suas obras derramam sentimento de euforia, de dor e conhecimento.
                Por meio da fisioterapia é possível melhorar a marcha, a resistência contra a fadiga, à flexibilidade, recuperar alguns movimentos que com o tempo podem se tornar difíceis. Ou seja, o leque de possibilidades para abrandar os problemas é imenso. O erro é enxergar apenas a venda que escurece nossas escolhas. Não vou dizer pra você que é fácil viver sorrindo e desviando do que não nos faz bem, muito menos produzir coisas extraordinárias através de limitações, não estamos de mãos atadas, para cada limitação deve existir um aperfeiçoamento possibilitando a caminhada.
O mundo inteiro para descobrir e eu doido para ver eles crescerem

Meu jardim de terapia


Minha terapia


Hospital Henry Ford



Sem Esperança