terça-feira, 2 de agosto de 2016

Não espere a doença te causar dor, cause dor para doença

Dentre os inúmeros sintomas que a EM pode causar no portador o mais comum entre nós é o medo. Medo de acordar mal em um dia lindo (não conseguir aproveitar), medo de não conseguir caminhar até o outro lado da rua, medo de não enxergar, medo de não controlar a urina, medo de depender das pessoas, medo de arriscar coisas novas.
Só não devemos ter medo de uma coisa, de viver.


A dor também pode ser muito comum, semana passada enquanto brincava com meu sobrinho, após pular na cama, joga-lo para cima, virar cambalhotas, não conseguia mais fazer quase nada. Minhas costas estava moída e meus braços sem força alguma.
Quando me retirei para dormir comecei refletir sobre o meu dia. A dor que estava sentindo nas costas e nos braços eram “boas”, havia sido causada por um ótimo motivo. “Os portadores em particular entenderam esse exemplo, quando crianças apostávamos correr para não ser a mulher do padre. E logo após a brincadeira sentíamos pontadas na barriga de tanto correr”. As pontadas eram causadas pelo simples ato de correr, meu maior sonho hoje é poder correr como fazia antigamente, até me faltar o fôlego.
O que quero dizer com tudo isso é não espere a doença te causar dor. Cause dor para doença. Brinque, fale, passeie, ande, corra, canse-se por bons motivos. Os idosos espertos preferem causar dor para as juntas dançando, outros preferem senti-las sentados num sofá.
Essa parte é para quem cuida de alguém com alguma necessidade ou alguma doença. Você é a rocha deste ser. Com certeza ele(a) é muito grato a você e as vezes não consegue expressar tal gratidão. Aquela famosa história, “canso de chamar pra sair, passear, visitar novos lugares”, não canse, coloque a pessoa contra vontade dela em um carro e vá. Não pergunte se ela quer ir, faça as malas dela e marque a viagem, só a comunique. Não fique falando que ela só vê tevê, desligue-a da tomada, diz que queimou e a leve para ver o pôr do sol, fazer um piquenique. Como eu disse, você é o rochedo delas, elas não sabem agradecer. Ensine-as.
Obrigado mais uma vez por sua atenção. Se eu puder ajudar de alguma forma meu e-mail é netocruz@live.ca

RESULTADO da promoção
Duas pessoas ganharam o DVD, a sortuda Sheyla Fabiana e a Amara Aparecida, obrigado a todos que participaram.

Nenhum comentário: