terça-feira, 19 de agosto de 2014

Creio que os banhos quentes alteraram minha estabilidade com relação à esclerose

“Existem coisas que devem apenas existir, não devem ser alteradas ou questionadas, por outro lado existem aquelas que se lapidam, que se permitem mudar, melhorar, viver.”

Não sei se já existe um estudo sobre isso, mas vou relatar o que sei com base nos meus experimentos (eu, eu mesmo e Irene). Antes dessa moda de “desafiar pessoas a tomar banho com água gelada”, eu já tomava banho com agua fria, nunca gostei de agua quente e não sei por que, comecei a fazer o inverso. Durante as três semanas que tomei os banhos com a água quente percebi que a minha amiguinha se sentia bem e me fazia mal. Minha flexibilidade diminuía, minha força física também (já não tenho quase nada), não conseguia andar direito e tudo mais....Dessa semana pra cá, voltei a tomar banhos frios e foi como tirar com a mão esses probleminhas. Não estou uma máquina (ainda), mas me sinto incrivelmente bem de novo. Creio que os banhos quentes alteraram minha estabilidade com relação à esclerose.

Entenda:
A esclerose múltipla pode se manifestar de 4 formas:
·         Remitente-recorrente: é a manifestação clínica mais comum, caracterizada por surtos que duram dias ou semanas e, em seguida, desaparecem.
·         Progressivo-primária: apresenta uma progressão de sintomas e comprometimentos (sequelas) desde o seu aparecimento.
·         Progressivo-secundária: pacientes que evoluíram da forma remitente-recorrente e vão piorando lenta e progressivamente.
·         Progressivo-recorrente: do tipo progressiva com surtos. Desde o início da doença, mostra a progressão clara das incapacidades geradas a cada crise.

A esclerose lateral amiotrófica (ELA), também designada por doença de Lou Gehrig e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos e com sensibilidade preservada.
Esse tipo de esclerose é parente da minha (acho que é certo dizer isso, na verdade acho que são primas), só que essa é muito mais agressiva, muito mesmo.
Enfim não sei se o banho de água fria é uma boa para todos os portadores, mas não custa tentar. Comece devagar e faça o teste.

Obrigado mais uma vez por sua atenção, lembre-se qualquer duvida estarei a disposição no e-mail netocruz@live.ca